domingo, 27 de fevereiro de 2011

Princípios básicos do Pilates


O método Pilates se baseia em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, e é compreendido em seis princípios:

Concentração: Durante todo o exercício a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível. Nenhuma parte do corpo não é importante e nenhum movimento é ignorado. A atenção dispensada na realização do exercício é destacada ao aprendizado motor, que é o grande objetivo da técnica. É importante colocar a atenção nos movimentos executados nos exercícios e unir a mente a cada um deles.

Controle: Define-se como controle do movimento o discernimento da atividade motora de agonistas primários numa ação específica. São agonistas, os músculos que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzirem o movimento desejado. A coordenação é a integração da atividade motora de todo o corpo visando um padrão suave e harmônico de movimento. É importante a preocupação com o controle de todos os movimentos a fim de aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

Precisão: de fundamental importância na qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento, caso contrário eles perdem toda sua eficácia

Centralização: a este princípio Pilates chamou de Powerhouse ou centro de força, o ponto focal para o controle corporal. Constitui-se pelas quatros camadas abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; eretores profundos da coluna, extensores, flexores do quadril juntamente com os músculos que compõe o períneo e o diafragma. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

Respiração: deve estar perfeitamente coordenada com os movimentos. Os movimentos são realizados no ritmo da respiração Pilates em seu trabalho enfatizava a respiração como o fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais. O ciclo deve ser sincronizado ocorrendo ao mesmo tempo da ação muscular, favorecendo o incremento da ventilação pulmonar, a melhora da oxigenação tecidual, conseqüentemente a captação de produtos metabólicos associados à fadiga.

Fluidez: Refere-se ao tipo de movimento, que deve ser de forma controlada e contínua, deve exibir qualidade de fluidez e leveza, que absorvam os impactos do corpo com o solo e que usam da inércia, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo. Ao contrário movimentos truncados, pesados, que criam choques no solo, levam ao desperdício de energia, além de tornar os tecidos propensos ao desgaste prematuro.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Você bebe pouca água??


Você toma um copinho de água quando está com a boca seca ou passa o dia com o refrigerante diet do almoço?


Esse talvez seja o motivo da sua falta de força.


Um estudo australiano afirmou que perder 2% do liquido corporal com a desidratação pode levá-la (o) a se sentir mal, física e emocionalmente.


SOLUÇÃO = Siga a regra de ingerir dois litros de água por dia. Enquanto uns 700ml vêm dos alimentos ingeridos, os outros 1.300ml podem ser em forma de chá, suco, café, leite e a própria água. A água de coco também tem alto poder hidratante, além de conter sódio e minerais. Evite chás de maça, camomila e cidreira se estiver cansada (o) durante o dia, pois eles dão mais sono. “Se não for hipertensa (o), os chás verde, branco e vermelho são boas opções três vezes ao dia, pois contem cafeína, que estimula o metabolismo”, diz Mariana Klopfer, nutricionista de São Paulo.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Segundo Cérebro


É assim que os médicos estão chamando o intestino desde de que descobriram que o órgão produz hormônios que regulam o metabolismo.

"Ele interfere na absorção de nutrientes, na quantidade de açucar no sangue e até na sensação de saciedade", afirma o gastroenterologista Bruno Zilberstein, do Hospital Bandeirantes, em São Paulo.

Para cuidar direitinho do intestino, o médico recomenda caprichar na mastigação, o que significa comer sem pressa, triturando bem os alimentos; ingerir bastante água e fibras e não abusar de álcool, gordura, fritura, açucar, leite, café e pimenta do reino, pois podem irritá-lo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PILATES para prevenção e reabilitação de lesões em DENTISTAS


Ao longo dos anos, os pesquisadores em saúde, tem mostrado a estreita relação existente entre os trabalhadores, suas profissões e a saúde dos mesmos. Pesquisas mostram que houve um aumento significativo de doenças ocupacionais em todas as áreas. Com os cirurgiões-dentistas não seria diferente e eles correspondem a 30% das causas de abandono precoce da profissão.

Os locais mais afetados nesses profissionais são os membros superiores e a coluna vertebral. O que afeta sua capacidade funcional. Pois permanecem estáticos na mesma postura por um longo período de tempo, realizando alguns movimentos repetitivos com os mesmos grupos musculares, tendo que adotar, às vezes, posturas inadequadas para a execução das tarefas. Isso, sem pausa entre os atendimentos, forçando excessivamente o sistema musculoesquelético.

O método PILATES tem sido uma alternativa de condicionamento muscular procurado por muitos profissionais desta área para a manutenção da boa postura e prevenção de lesões, em busca de um corpo saudável e mais resistente.

A incorporação do método nos exercícios de solo e aparelhos permiti que o praticante desenvolva um padrão postural melhor; aumente a flexibilidade e força de forma global; potencializando a coordenação motora e consciência corporal.

Para esse público, é preciso enfatizar os grupos musculares estabilizadores da coluna, cintura escapular e membros superiores, já que durante o atendimento, não são realizados movimentos dinâmicos, de grande amplitude. E a respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método que permitem a conexão entre a mente e o corpo, dissipando tensões e stress. O que proporciona mais disposição e um melhor desempenho para o dia-a-dia.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pós-Parto sem apertos


Uma boa noticia para mamães à beira de um ataque de nervos e para o seu bebê.

Pesquisadores desenvolveram um tratamento para depressão pós - parto que não afeta o leite materno e traz bons resultados em pouco tempo.

Durante quatro semanas, dez mulheres foram submetidas à estimulação magnética transcraniana , técnica na qual um campo magnético ativa neurônios desativados, que causam o problema. As pacientes apresentaram melhora no relacionamento interpessoal e na memória imediata. “Alem de não ficar deprimida, a mãe sente confiança para cuidar do filho”, diz o autor do estudo, Martin Luiz Myczkowski, do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínica de São Paulo. Os resultados são preliminares e a pesquisa continua.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Suco relâmpago para hidratar!!!

Aqui vai uma dica facílima para preparar um suco
refrescante e cheio de nutrientes.

Em vez de laranja ou abacaxi, a base é a água de coco, um hidratante natural, perfeito para repor as energias do verão.

Ingredientes:
  • 1 kiwi
  • 1 fatia de melão sem sementes
  • 1 xíc. (chá) de água de coco
  • 1 col. (sopa) de mel
  • folhas de hortelã a gosto

Amigo é tudo de bom...


A ciência mais uma vez prova que viver cercada de amigos prolonga a vida.
Um estudo recente na Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, mostrou que manter-se isolada faz tão mal à Saúde quanto fumar, beber e ser sedentária.
Enquanto ter uma vida social intensa pode fazer você viver até 50% mais.
A explicação é que os amigos auxiliam a lidar com o stress: diante de problemas e dúvidas, ter alguém por perto com quem se possa contar, torna a situação mais tranqüila e nos ajuda a encontrar soluções. E estar conectada com outras pessoas nos leva a querer cuidar mais de nós mesmas, adotando atitudes saudáveis, como comer melhor, se exercitar e ir ao médico, correndo menos riscos desnecessários.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pilates e Corrida


O pilates vem aliar benefícios aos que praticam corrida. Nesse universo de corredores não estão somente os atletas profissionais, mas também os amadores e aqueles que praticam a atividade nos finais de semana. Nesse momento, é necessário dispensar muita atenção à preparação física adequada, evitando assim as possíveis lesões.

A corrida é uma atividade que exige técnica. O ideal é contar com a orientação de um educador físico, que será capaz de indicar o treinamento adequado. É necessário desenvolver um treinamento progressivo a partir de uma avaliação inicial, levando em conta o condicionamento físico, a experiência prévia de movimento e as questões emocionais que possam interferir no desempenho do atleta. Além disso, é preciso bastante atenção ao tênis escolhido para a prática e ao tipo de terreno, de preferência, correr na grama para proteger as articulações e tecidos corporais de lesões mais freqüentes, como fraturas por estresse na tíbia, fascite plantar, tendinites, bursites, distensões e lesões nos joelhos e tornozelos. Melhor do que tratá-las é preveni-las e, para isso, o Pilates pode ser utilizado como uma ferramenta de precaução.

Seja qual for o grau de intimidade com o esporte, seja o atleta novato ou profissional, o método Pilates pode ajudar a desenvolver o aperfeiçoamento das técnicas de corrida.

As vantagens desse método são inúmeras, tanto na melhora do desempenho e na prevenção de lesões, quanto na reabilitação. Os benefícios do Pilates vão desde a aquisição e manutenção de uma boa postura, fundamental para melhorar o aproveitamento biomecânico, evitando sobrecargas nas articulações, ossos e músculos e trazendo maior economia de energia.

A modalidade é considerada uma importante atividade complementar para a corrida e tem eficiência comprovada. Pelo fato de trabalhar a região do core, conjunto de músculos abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do corpo, tão importante na corrida, o Pilates estabiliza a coluna lombar e, conseqüentemente, influencia o posicionamento e movimentação dos membros inferiores e superiores.

O fortalecimento da musculatura, juntamente com o controle respiratório profundo realizado no Pilates, também permite uma melhora na postura, o que evita desequilíbrios musculares. A boa respiração fabrica menos ácido láctico e proporciona um duplo benefício para o corredor: a diminuição da dor muscular e o aumento do rendimento.

A consciência corporal adquirida, somada a uma estrutura musculoesquelética preparada, permite a execução de ações rotineiras sem causar dor. Os exercícios em uma aula de Pilates visam a qualidade do movimento.

Antes de ir às ruas e aproveitar o clima favorável do verão, seguem algumas dicas do Pilates para você intensificar o seu treino: respire profunda e calmamente, equilibrando o emocional, ativando todos os sistemas corporais. A seguir, coordene cada passada a uma respiração - dois passos inspirando e três expirando. No mais sorria, relaxe e divirta-se com o ar da estação que inspira liberdade.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sanduíche de salmão e ovo mexido


Ingredientes
• 3 ovos
• Sal e pimenta a gosto
• 1 col. (sopa) de óleo de girassol
• 1/2 cebola picada
• 2 fatias de pão integral light
• Gotas de limão a gosto
• 200 g de salmão defumado em fatias
• Folhas de manjericão fresco (para decorar)

Modo de fazer
Bata os ovos com um garfo, tempere com o sal e a pimenta e reserve.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo e doure a cebola.Junte o ovo batido e cozinhe até que a mistura fique firme, porém cremosa.Com uma espátula, desmanche grosseiramente e desligue o fogo.Umedeça o pão com o limão, coloque o salmão e o ovo mexido.Decore com o manjericão e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rende: 2 porções

Fonte: Revista Boa Forma

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pilates & Hérnia de Disco


As dores nas costas, também denominadas lombalgias, acometem de 80 a 90% da população em alguma fase de sua vida.
Em geral, a lombalgia é provocada pela degeneração discal ou pela hérnia de disco. Que podem estar relacionadas a vários fatores, como a má postura, esforços decorrentes de atividades físicas excessivas ou inadequadas, excessos de carga, obesidade, estrutura/carga genética, acidentes, entre outras que podem acabar deformando a estrutura da coluna.


A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.


A Hérnia de disco se dá quando os discos intervertebrais desgastam-se em função do tempo e do uso repetitivo, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna.


O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas aos movimentos e que suportam mais carga. Felizmente, cerca de 90% dos casos de lombalgia, se resolvem em 2 à 4 semanas através de repouso, medicamentos e fisioterapia. Porém, os restantes 10% ou são operados ou se tornam portadores de lombalgia crônica.


Dentro destes 10% que não obtiveram melhora dos sintomas, muitos ortopedistas estão indicando o PILATES, como manutenção e até reabilitação. Na tentativa de num primeiro momento realizar um tratamento conservador para proporcionar alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida. Não levando a maioria dos casos direto ao tratamento cirúrgico.


Pilates é um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora do físico e do mental com exercícios globais, que exigem um trabalho do corpo todo, utilizando diferentes aparelhos e equipamentos.


Através dos seus princípios, concentração, fluidez do movimento, controle da respiração e dos movimentos, precisão e controle do “centro” (constituído pela musculatura abdominal, lombar, assoalho pélvico e diafragma), o praticante do método irá obter uma melhora da consciência corporal, da flexibilidade, do equilíbrio e da força muscular. Readquirindo condições de manter sua coluna mais estabilizada, obtendo alívio dos sintomas.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Preparação para o Carnaval!!!


Confiram a matéria publicada no blog da Patrícia Kogut, em O Globo, sobre a preparação da atriz Nívea Stelmann.
Ela pratica pilates três vezes na semana intercalando com exercícios aeróbicos, realizados também três vezes por semana!!

Fonte: O Globo

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Perdeu peso? Cuide das costas


Você conseguiu emagrecer, agora é a hora de colocar o corpo no eixo.

Afinal quem perde bastante peso de uma vez precisa ter em mente que, junto com a gordura, elimina massa muscular que ajuda a sustentar a coluna. "Sem falar nos minerais essenciais para a força e a estabilidade do esqueleto, como o cálcio (construtor dos ossos) e o potássio (que atua no relaxamento e na contração muscular)", observa o ortopedista, Maurício de Morais, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT- SP).

Para fugir desta armadilha, o ideal é fortalecer a musculatura, fazendo exercícios durante o processo de emagrecimento, de preferência de baixo impacto - PILATES é uma ótima opção.