domingo, 30 de janeiro de 2011

Pilates na Terceira Idade

Fonte: internet

Até 2025, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Ainda é grande a desinformação sobre a saúde do idoso, as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde pública em nosso contexto social.

Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 14,5 milhões em 2000. O aumento da expectativa média de vida também aumentou acentuadamente no país. Este aumento do número de anos de vida, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida.

Ainda segundo a OMS, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir a gravidade de deficiências associadas a diversas doenças.

Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima.

São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.

O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional.

A atividade movimenta o corpo inteiro e proporciona benefícios no trato de doenças comuns da terceira idade como a osteoporose que causa muita fragilidade no esqueleto e maior facilidade a fraturas após pequenos traumas, além de ocasionar dores nas costas principalmente na região do quadril e na coluna que são as regiões mais atingidas pela doença.

Contudo se você, idoso, procura uma forma de equilibrar mente e corpo de forma saudável, procure um Studio de pilates próximo e comece a praticar o quanto antes e desfrute de uma vida mais leve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário