domingo, 13 de março de 2011

Pilates e Ciclismo

O Pilates é um método de condicionamento físico e de reabilitação, que pode trazer grandes benefícios aos atletas das diversas modalidades esportivas. E se ele for direcionado para determinada modalidade, é um treinamento funcional, porém bem mais completo.

Além de trabalhar com toda musculatura estabilizadora do tronco, ela trabalha também a respiração, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, alinhamento e consciência corporal, força muscular do corpo como um todo, além de ajudar a reduzir o stress.

Os benefícios do método para os atletas são vários. A prevenção de lesões vem em primeiro lugar. Além dos já citados, a correção de desequilíbrios musculares, o ganho de força muscular específica em determinados gestos da atividade, o aumento da capacidade respiratória e eficiência do diafragma e conseqüente aumento da performance também são observados.

Como reabilitação, o método também apresenta excelentes resultados. Um deles é promover a recuperação mais rápida das lesões. Por trabalhar muito a musculatura abdominal, lombar e pélvica, este é muito indicado para dores lombares crônicas, além de várias outras lesões, como cervicalgia, lesões de ligamento, dor na região entre as escápulas, entorse de tornozelo, estiramentos musculares, dores inespecíficas do joelho, síndrome do trato iliotibial, dentre outras.


No meio esportivo, em especial no ciclismo, frequentes são as dores nas articulações mais requisitadas. Quanto maior o grau de inclinação do tronco maior é a compressão dos discos intervertebrais que ao longo prazo pode conduzir à incidência de patologias posturais, como as hérnias de disco.

O popularmente chamado treinamento do “core” tem sido bastante utilizado na atualidade para melhorar a estabilização e força da região abdominal e lombar e melhora da postura corporal. Resultados paralelos em termos de redução da dor e desconforto durante as atividades do dia-a-dia de sedentários e atletas têm sido relatadas.


O trabalho do músculo transverso abdominal é a base de trabalho do método Pilates devido ao fato de possuir a estrutura e forma de um cinturão, atuando como protetor da coluna e proporcionando estabilidade contra encurtamentos e movimentos excessivos do corpo, especialmente da coluna.


Estudo recente mostrou que com o treinamento de estabilização central no ciclismo foi possível efetivar a força aplicada no pedal. Dessa forma, a estrutura corporal como um todo deve estar preparada para estabilizar e absorver adequadamente as forças de reação articulares durante a geração de força na busca de aproveitá-la ao máximo.



Portanto, com a prática do método Pilates é possível melhorar a estabilidade e força postural devido ao trabalho da musculatura mais profunda. Além disso, a melhora no sincronismo do recrutamento muscular durante a pedalada, no aproveitamento da força aplicada no pedal e redução de dores na coluna têm sido observados.

Um comentário:

  1. Essa postagem é em homenagem ao mais novo aluno do studio, Carlos Raul Calvete (primeira foto)!

    ResponderExcluir