domingo, 2 de setembro de 2012

Pilates e o Equilíbrio Postural



Foto: Sam Diephuis/Corbis

equilíbrio está presente nas ações estáticas ou dinâmicas das atividades do dia a dia. Sabemos que com o tempo e com as atividades do cotidiano vamos perdendo o equilíbrio. O desequilíbrio deve-se a fatores como perda de massa muscular, lesões ligamentares, musculares ou esqueléticas e principalmente a falta de reflexo do corpo.

Podemos dizer que o desequilíbrio ocorre por desatenção, falta de tônus nos músculos extensores da coluna, abdominais, músculos dos membros inferiores e/ou falta de reflexo.

Para nos equilibrarmos dependemos do sistema nervoso central, responsável por controlar os receptores sensoriais localizados nos olhos, no sistema vestibular do ouvido interno, nos músculos e nas articulações.

Os olhos promovem uma imagem global do corpo em relação ao espaço. Os receptores do ouvido interno fornecem as informações sobre a movimentação da cabeça. Os músculos e articulações respondem as informações enviadas pelo sistema nervoso central.


Além de tudo isso, temos as interferências de toda a movimentação do espaço, da ação da gravidade e de possíveis forças contrárias.

Articulação inteligente

As atividades diárias, sejam elas um simples deslocamento para locomoção ou a realização de atividades mais complexas, como a realização de atividades esportivas, geram instabilidades na articulação.  Entende-se por estabilidade articular, a capacidade que a articulação tem em retornar à sua forma original após um estímulo estático ou dinâmico.

A resposta rápida da articulação depende de uma série de ações motoras que são controladas pelo sistema nervoso central da seguinte forma: com uma simples torção de tornozelo causado por um desequilíbrio articular os receptores sensoriais localizados no tornozelo enviam impulsos nervosos até ao sistema nervoso central, o mesmo envia de volta a informação aos receptores para que a articulação retorne a sua posição normal evitando lesões ou até quedas. Para que não ocorram lesões ou quedas é necessário que a resposta do sistema nervoso central seja rápida o suficiente e que a articulação tenha a força suficiente para reverter essa força contrária.

Foto: Corbis

Exercícios proprioceptivos trazem uma série de benefícios como desenvolvimento de força nos músculos estabilizadores, bem como os músculos principais, estabilidade articular, diminuição do desequilíbrio muscular, melhora na resposta do sistema nervoso central a um estímulo recebido pela articulação.

Pilates: força e equilíbrio

O Pilates é uma atividade física muito eficiente para a manutenção e promoção do equilíbrio. Exercícios com bolas, discos de rotação e exercícios com apoios uni podais estimulam, a força e o equilíbrio.

Foto: Alan Marsh/First Light/Corbis

Pesquisas realizadas com idosos e jovens submetidos a um treinamento resistido, com flexibilidade, coordenação motora e prospecção, resultaram em melhora significativa do equilíbrio, força, resistência muscular e agilidade, principalmente em idosos.

Nós sabemos que os idosos são os que mais sofrem com quedas, já podem gerar vários transtornos, ou até, lesões graves, obrigando algum tipo de operação para reparar os danos.

Outros testes comprovam que idosos submetidos a treinamentos resistidos para aquisição de força nos músculos extensores da coluna adquirem uma melhora nos padrões de equilíbrio postural, o que consequentemente diminui o número de quedas.

No Pilates o centro de força está nos músculos abdominais que sustentam a coluna vertebral. Pesquisas médicas, recentemente, comprovaram que a força da parte inferior do abdômen, trabalhada na respiração do método Pilates, melhoram o equilíbrio postural e exercícios que estimulam a coordenação aumentam a velocidade de resposta do sistema nervoso central melhorando o propriocepção.

O Pilates é uma atividade física que promove o aumento de força, melhora a flexibilidade, corrige a postura o que resulta numa melhor coordenação, consciência corporal e equilíbrio.

Por Paula Potenza

Nenhum comentário:

Postar um comentário