quinta-feira, 31 de maio de 2012

Varizes x Atividade Física


A varizes é um problema circulatório que afeta aproximadamente 18% da população adulta, sendo a hereditariedade o fator de risco mais preponderante no que se refere à manifestação da doença. Idade, tabagismo, sexo, sedentarismo, obesidade e manutenção da postura estática por período de tempo prolongado constituem outros fatores de risco para a manifestação da doença.


A doença caracteriza-se por uma disfunção ocorrida nas veias, principalmente nos membros inferiores. As veias são vasos que apresentam a função de conduzir o sangue de volta ao coração (o retorno do sangue pelas veias é denominado retorno venoso). No entanto, a ação gravitacional dificulta este processo. Para compensar esta dificuldade, as veias apresentam pequenas válvulas que auxiliam a impulsionar o sangue para cima contra a ação gravitacional. Além disso, a contração e o relaxamento intermitentes da musculatura também auxiliam neste processo.

A varizes caracteriza-se por uma disfunção nestas válvulas. Desta forma, o sangue encontra uma maior dificuldade para vencer a ação gravitacional, ficando acumulado nas regiões inferiores do corpo. O exercício físico apresenta um importante papel na prevenção e tratamento da varizes. O efeito do exercício se dá através da facilitação do retorno do retorno venoso em função da contração e relaxamento da musculatura presente próximo a veia afetada. Assim, atividades como Pilates, caminhada  e hidroginástica são bastante indicadas para a prevenção e tratamento da varizes. A prática dessas atividades eleva à força dos músculos da panturrilha, aumentando a eficiência do retorno venoso. No entanto, exercícios com cargas pesadas  devem ser evitados por pessoas que apresentam este tipo de problema circulatório.

As pessoas que apresentam varizes devem ser orientadas a não adotarem posturas estáticas durante um período de tempo prolongado no trabalho, sendo que esta mesma estratégia deve ser utilizada com relação aos exercícios. Desta forma, a indicação é utilizar estratégias que diversifiquem as posturas.


AS CINCO REGRAS PARA QUEM TEM VARIZES


EVITE:

Longos períodos de pé, parada ou sentada;
Banhos muito quentes;
Doses altas de hormônios;
Exercícios de impacto ou de grande esforço (estando de pé parada)

ELIMINE:

O excesso de peso;
O sedentarismo.

PRATIQUE:

Caminhadas diárias;
Natação;
Pilates; 
Dança;
Hidroginástica;
Alongamentos.


SE CUIDE:

No seu dia a dia reserve pequenos intervalos para elevar as pernas;
Procure subir escadas, faz bem, acredite!
Lembre-se de movimentar os pés para trabalhar a panturrilha (que é o “coração” das pernas).

Fonte: Pilates Plus
Imagens fonte: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário