domingo, 25 de dezembro de 2011

Pilates para Tratamento e Prevenção de Condromalácia Patelar



Condromalacia de patela é um termo aplicado a perda de cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela; sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em pacientes com excesso de peso e sexo feminino. As causas da condromalacia incluem instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadriceps, musculo vasto medial ineficiente, mau alinhamento pós traumático, síndrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior.

Dois tipos de alterações podem ocorrer na gênese da condromalácia patelar: degeneração superficial dependente da idade (pessoas de meia idade e idosos), e degeneração basal(adolescentes). Nos pacientes jovens, se as lesões de cartilagem não forem diagnosticadas e tratadas, podem resultar em osteoartrose prematura.

Utilizando-se a radiografia simples e a tomografia computadorizada, consegue-se diagnosticar lesões condrais indiretamente, pela presença de osteófitos e cistos. Esclerose subcondral e redução do espaço articular, injetando-se contraste intra-articular é possível, por meio destes dois métodos, demonstrar diretamente lesões condrais, notadamente pela tomografia computadorizada.

A ressonância magnética com seu excelente contraste de partes moles, é a melhor técnica de imagem disponível para estudo das lesões da cartilagem.

O pilates entra para ajudar no alinhamento patelar, bem como na estabilização dos músculos centrais do corpo, aliados as técnicas que potencializam a respiração e seus benefícios, trazendo um equilíbrio muscular.

E necessário fazer uma avaliação com o individuo para verificar sua força e flexibilidade para periodizar um treinamento.

Para a condromalácia patelar o individuo precisa de exercícios de potência, força, alongamento, mas tomando sempre cuidado com a sobrecarga na articulação. Importante alongar isquios tibiais, quadriceps, tendões que equilibram e atuam sobre a patela.

Escrito por Cátia Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário