A palavra autismo é oriunda do grego, significa ‘próprio’. O autismo é um mal que afeta milhares de pessoas pelo mundo todo, sendo o terceiro maior transtorno de desenvolvimento. O autismo causa alterações no comportamento da criança, afetando o desenvolvimento e funções em diversas áreas. Infelizmente, o número de crianças e adultos com essa doença tem crescido a cada dia.
O grande problema, é que o diagnóstico da doença é muito difícil de ser feito antes dos 2 anos de idade, sendo que, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, as chances da criança recuperar seu pleno potencial é muito maior.
Ainda não se sabe o motivo do aparecimento do autismo, ao contrário de algumas crenças populares, o autismo não está ligado a vacinação, pode sim estar ligado a fatores genéticos, ambientais e também imunológicos.
O uso das atividades físicas tanto quanto das atividades terapêuticas tem grande valor representativo, pois permitem a expressão de seus sentimentos e emoções fornecendo dados sobre seus gostos, desgostos e conflitos que em muitas das vezes não conseguem expressar de forma verbal.
As atividades podem ser adaptadas para a faixa etária, interesses e estágio de desenvolvimento social de cada criança ou adulto com autismo. As metas educacionais de algumas atividades também podem ser modificadas de acordo com as necessidades de cada pessoa.
O Pilates tem sido bastante procurado por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e as necessidades de cada pessoa.
Os exercícios poderão corrigir ou amenizar consideravelmente o problema através do reequilíbrio das cadeias musculares, realinhamento corporal e consciência corporal, eliminando possíveis dores. Estes exercícios desafiam a coordenação e equilíbrio de maneira lúdica e desafiadora, ativando músculos estratégicos a fim de fortalecer e alongar.
Uma vez o corpo equilibrado e a assimilação da maneira correta de posicionar o corpo nas diversas situações, o praticante passa a ter uma postura saudável em sua vida.
O repertório dos exercícios é fundamentado nos princípios do Método Pilates (concentração, respiração, coordenação, movimentos fluidos, postura, equilíbrio) com a utilização de acessórios como bolas, discos de rotação e equilíbrio, meia-lua, rolo de espuma e os aparelhos (reformer, cadilac, chair, barrel) utilizados de forma lúdica.
Gostei muito dessa materia.
ResponderExcluir