domingo, 30 de outubro de 2011

Dicas para evitar sobrecargas e dores na coluna!

Melhor posição para dormir

Não durma de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás dos joelho.

Melhor forma de levantar da cama

Vire o corpo para o lado, apoie o cotovelo e se impulsione, começando a levantar-se de lado. Procurar nunca levantar de frente (barriga para cima), pois desta forma sobrecarrega diretamente a lombar.

Ao pegar objetos pesados que estão no chão

Agache-se dobrando os joelhos, próximo ao objeto, e ao pegá-lo procure não inclinar a coluna para frente, levante-se do chão com a força dos membros inferiores (pernas), sem inclinar a coluna. Não carregar peso excessivo.

No trabalho em escritórios

Utilize cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços. Sente-se usando todo o encosto. Os pés deve tocar totalmente o chão (se isso não for possível, estando sentado corretamente, procure colocar algo abaixo dos pés – caixote, listas telefônicas, cunhas de madeira). A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical ficar confortável.

Carregando mochilas

Utilize mochilas nas costas usando alças dos dois lados e cuidado com excesso de peso, principalmente para as crianças. Se optares pelas mochilas com as rodinhas, procure alternar o membro superior (braço) que irá puxar.

Usando salto alto

O salto pode acarretar dor na coluna lombar. Deve-se ter bom senso de usar eventualmente, procurando intercalar o uso deste tipo de calçado e, caso provoque dor, evitar o uso.

Ao dirigir

Fique sempre com as costas apoiadas no banco e os braços parcialmente fletidos, ou seja, não estique-os totalmente. Lembrando sempre de relaxar os ombros, pensando em enviar as escápulas (ossos grandes, triangulares, bilaterais, na região dorsal) para baixo.

Gestantes

Mantenha atividades físicas supervisionadas e permaneça dentro do peso recomendado. Lembre-se que as dores lombares em gestantes são comuns e, na maioria das vezes, se dá pela mudança do centro de gravidade deste período, não representando nenhum problema sério de coluna. Deve-se procurar um especialista em coluna para fazer o diagnóstico correto, recomendando tratamento, prevenindo novas crises.

Massagem e outros tratamentos alternativos

Terapias locais como as massagens relaxantes, por exemplo, podem trazer alívio para o paciente. Muitas vezes não solucionam o problema, mas proporcionam um alívio dos sintomas, causando bem-estar e só isso já justificaria o seu uso. Porém devemos sempre procurar diagnosticar junto a especialistas a causa do desconforto, para comcomitantemente com o relaxamento curar as causas.

Pilates e RPG

Para os pacientes com forte dor aguda é indicada a fisioterapia analgésica junto com RPG e o pilates. Obtendo desta forma rapidamente alívio dos sintomas, pois estes métodos de reabilitação interligados promovem melhora, prevenindo novas crises e mantendo a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário