domingo, 19 de dezembro de 2010

Pilates & Fisioterapia


Pilates e Fisioterapia, aliados para promover seu bem estar

Podemos observar a grande quantidade de fisioterapeutas que estão fazendo a formação em Pilates. Isso deve-se ao fato dos benefícios dos Pilates se agregarem com muitas das técnicas fisioterapêuticas.

Há fisioterapeutas que aliam os conhecimentos de Pilates em seus tratamentos fisioterapêuticos e há aqueles que aliam os conhecimentos da fisioterapia na prática do Pilates.

Quem ganha com esse casamento perfeito são os praticantes do método e os pacientes.

O aluno de pilates que apresenta alguma patologia sente-se visivelmente mais tranqüilo e confiante em realizar o método com um fisioterapeuta. Esse profissional ganha a confiança de seus clientes por dispor de amplo conhecimento sobre limitações fisiológicas de um indivíduo sadio e daquele portador de alguma patologia.

A melhora da postura é um dos benefícios mais conhecidos do método, por trabalhar todos os músculos guiados pela ativação do centro de força. Consegue-se com a prática o alongamento ou relaxamento de músculos tensionados ou encurtados e o fortalecimento dos enfraquecidos.

Dessa maneira, o Pilates é uma excelente escolha para a reabilitação de pessoas que tem como objetivos:

· O fortalecimento muscular;

· O aumento da flexibilidade geral;

· Correção postural;

· Melhora do equilíbrio;

· Melhora da coordenação motora;

· Dissociação de cinturas;

· Alongamento axial;

· Estimulação Proprioceptiva;

· Relaxamento muscular geral;

· Melhora da capacidade respiratória;

· Aumento da consciência corporal.

Por todo seu conjunto, o pilates é hoje utilizado por fisioterapeutas como auxiliar ao tratamento fisioterapêutico, nas mais diversas patologias ortopédicas, reumatológicas e respiratórias.

Um comentário: