domingo, 9 de dezembro de 2012

Pilates X Osteoporose


Temos notado um crescente aumento na expectativa de vida dos brasileiros, e isso graças à consciência da necessidade de mudança de hábitos saudáveis o que resulta numa melhor qualidade de vida. Porém mesmo com essas mudanças de hábitos uma doença silenciosa que vem comprometendo a saúde de muitos é a osteoporose estima-se que dez milhões de brasileiros sofrem com a doença que se caracteriza pela redução de massa óssea, ocasionando uma desordem esquelética.
Origem: Central do Pilates

É preciso muita atenção a doença, pois esta se desenvolve de maneira gradual e silenciosa atingindo uma em cada três mulheres acima dos cinquenta anos de idade, muitas pessoas são diagnosticadas com osteoporose somente após a primeira fratura, pois na maioria dos casos a osteoporose não apresenta nenhum sintoma.
A osteoporose não é considerada como parte natural do processo de envelhecimento, é uma doença que precisa ser tratada e apesar de uma maior incidência a partir dos cinquentas anos de idade pode atingir também crianças, jovens e adultos em qualquer idade.

Por isso para prevenir e combater a osteoporose os exercícios físicos são recomendados por muitos profissionais, principalmente para os já diagnosticados com a doença, pois através dos exercícios podem evitar o desgaste dos ossos.

Um dos métodos que tem se mostrado bastante eficaz no combate a osteoporose é o Pilates que desenvolve equilíbrio, força e consciência corporal, fundamentais aos portadores de osteoporose, porém antes de iniciar os exercícios é fundamental conversar com o professor, pois para portadores de osteoporose o método tradicional é totalmente desaconselhável e contraindicado, pois alguns exercícios poderiam ocasionar fraturas na coluna vertebral. Sendo assim, os exercícios são desenvolvidos de outra forma para os praticantes com osteoporose, obtendo-se ótimos resultados, porém com segurança.

Origem: EMS Genéricos

Para os alunos com osteoporose são recomendados exercícios comuns para fortalecimento abdominal, porém sem flexão da coluna, exercícios para desenvolvimento de equilíbrio e fortalecimento da musculatura, do tronco, dos quadris tanto flexores quanto extensores, para membros superiores e inferiores. Pessoas portadoras de osteoporose tendem a desenvolver uma posição mais protusa, curvada, devido ao aumento da cifose torácica, através dos exercícios de pilates a aluno adquire a correção da postura, mantendo-o o mais próximo da posição ereta.

Tanto são os benefícios que o Pilates oferece aos portadores de osteoporose na luta contra a doença que cada vez mais profissionais recomendam a prática do método, pois a melhora não é somente física, mas também mental.

Fonte: mundomulheres.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário