sábado, 13 de agosto de 2011

Pilates auxiliando pacientes oncológicos

Fonte: Internet

Diariamente ouvimos falar de pessoas que foram diagnosticadas com câncer, no entanto essa patologia atinge muitas pessoas em diferentes níveis. Contudo nos perguntamos se há alternativas para amenizar os desconfortos causados pelo tratamento agressivo.

Sendo diagnosticado o câncer e tendo se submetido aos tratamentos invasivos, como com qualquer exercício, o indivíduo deve consultar seu médico antes de começar as aulas. E da mesma forma, assegurar-se de que o instrutor de Pilates escolhido seja capacitado profissionalmente e tenha conhecimento sobre recuperação cirúrgica. Para casos de reabilitação, é melhor começar com aulas individuais e só depois da recuperação partir para aulas de dupla ou grupo.

Os efeitos colaterais relacionados com o tratamento do câncer, como diminuição do nível de energia, fraqueza muscular, quedas no status funcional e massa corporal têm sido bem documentados. Programas de exercícios que impedem o descondicionamento e aumentam a força e o equilíbrio, como o Pilates, podem fornecer um meio eficaz de melhorar os efeitos neuromusculares dos tratamentos.

O Pilates pode amenizar esta separação mente-corpo, incentivando o movimento consciente de cada membro, concentrando-se na qualidade do movimento e não nas repetições. Enfatizando a sensação obtida com cada movimento, ao invés da aparência, o aluno vai aos poucos restaurando a confiança em si mesmo.

Benefícios do Exercício para a recuperação do câncer

· Melhora os níveis de energia

· Melhora o equilíbrio e controle

· Maior tolerância de medicamentos tóxicos

· Controla o peso nos indivíduos com AIDS

· Reduz os sentimentos de ansiedade e depressão

· Melhora a auto-confiança

· Diminui o stress e a tensão


Pilates para a recuperação do câncer

Praticamente qualquer exercício pode ajudar pacientes com câncer, em tratamento ou recuperação do tratamento. No entanto, Pilates provou ser um dos programas de exercício mais seguros para um sobrevivente do câncer. O Pilates oferece uma reintrodução não impactante ou a introdução, pela primeira vez, para o exercício, que pode ajudar pacientes com câncer a recuperar a resistência física e a saúde emocional. Pilates é um exercício total do corpo que aumenta a circulação, flexibilidade e força. Os exercícios de Pilates podem ser facilmente modificados para acomodar qualquer prejuízo, desequilíbrio ou área frágil do corpo. As opções dos exercícios assistidos em Pilates são um bom ponto de partida. Existem infinitas opções para desafiar o cliente, como se movem através de seu tratamento e melhorar fisicamente. O sobrevivente do câncer pode atingir pequenas metas rapidamente o que contribui com o senso global de realização e bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário