domingo, 19 de junho de 2011

Pilates para Atletas


Nascemos com uma capacidade de inteligência corporal de altíssimo nível. Esta inteligência quando estimulada desde cedo, nos torna muito eficientes para o movimento, o que é fundamental para um bom rendimento nas pequenas atividades do dia-a-dia, e as atividades mais intensas e exigentes como os esportes, a dança e o circo. A técnica do Pilates desperta e refina essa inteligência.

Hoje, diversos atletas de diferentes modalidades procuram o Pilates. Corredores, tri-atletas, ciclistas, ginastas, jogadores de vôlei, surfistas, nadadores e tenistas estão entre os praticantes do método. Com a prática de Pilates aprendem a dosar a energia, distribuir forças e utilizar, de forma inteligente, a gravidade a seu favor, aproveitando a eficiência do seu sistema de fáscias, ganhando em rendimento, saúde e melhores resultados.

Os esportistas que incluem na sua rotina de treinamento e preparação corporal o Pilates observam ganhos significativos nos resultados. O atleta que pratica Pilates aprende a coordenar a respiração, concentração, a precisão, o alinhamento, o controle de centro, a coordenação ou fluência do movimento, e ainda, o ritmo. Esses elementos contribuem para o desenvolvimento muscular equilibrado e o movimento do corpo como um todo, fundamentais para um esportista.

Atletas profissionais e amadores confirmam que o Pilates contribuiu muito para a melhoria do seu desempenho. Dois bons exemplos são os praticantes de Pilates e tri-atletas Vinícius Lago primeiro colocado no Iron Man pela Bahia, e o neozelandês Hamish Carter, que afirma que o Pilates é o seu segredo de sucesso e sua garantia da manutenção do primeiro lugar no pódio.

Com uma respiração adequada, distribuindo-a nos três planos disponíveis na região torácica, é possível aumentar a potência respiratória e, conseqüentemente, melhorar o rendimento.

A concentração e a precisão, priorizadas durante toda a pratica, são indispensáveis em qualquer modalidade esportiva, seja ela competitiva ou não. A precisão será o grande diferencial para qualquer atleta, dela resulta a eficiência, ou seja, o mínimo de dispêndio energético possível e necessário para atingir o máximo de resultados.

Além disso, o alinhamento do sistema músculo esquelético e do sistema energético, e a distribuição das forças pelas diversas articulações, proporcionados pelo Pilates, são imprescindíveis para a garantia da segurança biomecânica, da saúde e da longevidade do esportista.

O Pilates, quando bem aplicado, traz muitos benefícios aos atletas. O método é indicado ainda para o tratamento de lesões, muito freqüentes nos que utilizam o corpo de forma mais intensa como os atletas. Vale ressaltar que é preciso buscar orientação com profissionais bem treinados, cujas formações abordem benefícios, indicações e contra-indicações para as diversas populações, além de progressões e regressões para cada exercício.

2 comentários:

  1. Oi pessoal,
    o blog de vocês está mto interessante.
    Adorei a postagem e a foto está d+
    abraço,
    Ge Gurak
    http://www.trabalhandocompilates.blogspot.com/

    ResponderExcluir